Tosse do canil

 

É uma tosse alta e seca, muito incomodativa conhecida cientificamente como Traqueobronquite Canina Infecciosa.Pode ser causado por diversos vírus e bactérias, onde se incluem o adenovirus tipo 2, a parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica. A infecção dissemina-se rapidamente de cão para cão, nomeadamente em ambientes fechados, tais como canis, daí a origem do seu nome ( Tosse do Canil).

 Este termo localiza o sinal clínico mais específico, a Tosse na traqueia e nos brônquios. Pode ser causado por diversos vírus e bactérias, onde se incluem o adenovirus tipo 2, a parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica. A infecção dissemina-se rapidamente de cão para cão, nomeadamente em ambientes fechados, tais como canis, daí a origem do seu nome ( Tosse do Canil).
Os sintomas incluem descarga/secreções oculares e nasais, amígdalas aumentadas de tamanho, dificuldade ao respirar, falta de apetite e apatia. Apesar da Tosse ser normalmente moderada, pode persistir durante várias semanas.


Como prevenir esta doença?
A maioria dos programas de vacinação incluem uma vacina contra o vírus da parainfluenza e Bordetella brochiseptica. Esta deve ser administrada em cachorrinhos e em adultos, para reforço.
O tratamento inclui isolamento de outros cães para evitar o contágio, controlar a temperatura e recorre-se a tratamento médico para desaparecimento dos sintomas. A tosse do canil possui uma vacina que embora não seja obrigatóra é aconselhável de ser dada para evitar os incómodos resultantes do seu surgimento. Por motivos de segurança, é aconselhável a revacinar o seu animal contra a Tosse do Canil, antes de o colocar num canil, ou mesmo em contacto com outros animais estranhos.Fale com o seu médico veterinario.

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site