Os cães braquicéfalos são aqueles que possuem a cabeça curta, ou melhor dizendo, os que possuem um focinho curto e achatado. São raças muito populares mas infelizmente a maiora parte dos tutores não se informam sobre as suas particularidades de saúde antes de os trazerem para casa. Aconselhamos também antes de fazer a escolha que recorra a criadores certificados e não a cruzamentos feitos por quem nem conhece  as especificidades da raça. Alertamos desde já que irá ouvir a palavra cirurgia muitas vezes no decorrer deste artigo.
 
. Um dos problemas que pode surgir são dificuldades respiratórias. Estas afectam o sistema respiratório podendo causar vários problemas quer em termos de respiração, quer de deglutição. Um dos sinais mais comum são os sons estranhos, muitos donos de Bouledogue Francês falam de eles "respirarem como um porquinho" fazendo ruídos invulgares, o que pode também  estar associado ao facto de o  palato mole ser muito grande e prejudicar a deglutição. Amiúde torna-se necessário recorrer a cirurgia para solucionar esta situação.
O tamanho das narinas que podem ser demasiadamente estreitas, bem como a traqueia destas raças de cães ser estreita demais para um aporte correcto  de ar são outros factores de risco  a ter em linha de conta prejudicando a respiração, sendo igualmente necessário muitas vezes recorrer a uma cirurgia correctiva nas situações mais graves. Se no verão pensa ir para a praia e levar o seu cão...esqueça. São raças pelas razões que referimos acima, mais atreitas a entrar em hipertermia e sucumbir a golpes de calor, pois terão de fazer um esforço extra para ter um aporte de ar necessário. A maioria dos casos que atendemos no verão no hospital de hipertermia/golpe de calor,  são de raças braquicéfalas, maioritáriamente de Boxers, Bouledogues Franceses e Pugs. 
Laringoscopia e Nasofaringoscopia efectuada a Bulldogue Inglês no Hospital

 

Mas as patologias com que tem de tomar cuidado não ficam por aqui. De igual forma, devido á compactação óssea, são animais que podem ter problemas de exoftalmia ( olhos salientes) que podem sair das órbitas e levar a necessitar de uma intervenção cirúrgica e , claro, tendo os mesmos dentes que as outras raças em menos espaço, a higiene dentária é essencial de forma a evitar mais extrações ou mesmo...sim, vamos repetir, uma cirurgia mais extensa. Em termos de reprodução, desaconselhamos a mesma  a fêmeas com sintomatologia pronunciada e alertamos que em algumas raças, como seja o Bulldog Inglês, Bouledogue Francês e  Pug existirá sempre uma grande possibilidade de ter de recorrer a uma cesariana, que em animais  com sintomatologia exacerbada, será de alto risco. Algumas das raças já estão na fotografia acima, mas vamos citar as mais comuns em Portugal. 
Boxer
Pug Carlino
Bouledogue Francês
Bulldog Inglês
Shih Tzu
Pequinois 
Lhasa Apso 
Dogue de Bordéus 
Chevalier King Charles
 

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site