O Gato é um animal muito diferente do cão em temperamento. A sua independência torna mais fácil ter um gato em casa do que um cão, na maior parte das situações. Os problemas  consistem em mantê-lo em casa quando atinge a maturidade sexual.

Dados Fisiológicos

A temperatura rectal é de 38 a 38,5 graus centígrados.

Frequência respiratória: 10 a 25 por minuto

Frequência cardíaca : 110 a 130  batimentos por minuto nos adultos e 180 a 200 batimentos por minuto nos jovens.

 

Alimentação

 Quem tem um gato quer estar sempre seguro de que as refeições que serve a ele são equilibradas   para atender ás necessidades de nutrição do animal. só é possível com o uso do alimento especialmente preparado para ele. Hoje, existem no mercado, vários alimentos completos e equilibrados, que atendem totalmente ás necessidades de nutrição dos gatos. Água fresca deve estar sempre á disposição do gato, qualquer que seja a dieta. Os gatos diferem muito quanto á quantidade de alimento que necessitam, que varia conforme o tamanho, a raça, o estado e as características de cada animal. A maioria dos gatos está bem adaptada para controlar o alimento que ingerem em relação ás suas necessidades. Como , normalmente, os alimentos industrializados tem uma alta aceitação, poderá ocorrer do gato comer em excesso. Por esta razão, é sempre recomendável observar as indicações nas embalagens dos pacotes de ração.  Os gatos raramente se tornam gordos, mesmo sendo animais bastante preguiçosos. Mas os gatos castrados podem muitas vezes tornar-se obesos. Para evitar isso, é aconselhável reduzir a quantidade de comida e alimentá-los de forma mais equilibrada.     A menos que deseje   que o seu gato procrie, procure a orientação do  seu veterinário assistente sobre castração e outras formas de controle da reprodução. 

Vacinação.

Os gatos devem ser vacinados  enquanto jovens e revacinados anualmente. As doenças que fazem parte do esquema de vacinação do gato são a Rinotraqueíte, Calcivirose, Panleucopénia, Leucemia felina e Raiva.

Higiene

Os gatos são animais muito limpos e tomam vários banhos  por dia, ou seja, eles promovem a sua própria higiene, lambendo-se diariamente. Mas se for necessário você banhá-los, use sempre água morna e seque cuidadosamente o pelo com uma toalha ou secador. mantenha a caixa sempre limpa substituindo o fundo (areia por exemplo) pelo menos uma vez por semana; coloque-a num local tranquilo longe da comida; nunca coloque a caixa em cima de uma carpete ou alcatifa pois estas serão mais atractivas para o gato urinar; não troque frequentemente o local da caixa pois pode confundir o gato. Se o seu gato recusar-se definitivamente a usar a caixa experimente alterar a  sua  areia/conteúdo. Existem alguns diferentes tipos de areia para as caixas higiénicas dos gatos disponíveis à venda nas lojas de animais de estimação. O prato de comida deve ser lavado após a alimentação do gato e a lavagem deve ser feita em separado da louça da família. Nunca use um de seus próprios pratos para seu animal de estimação.

Os gatos são animais de estimação domésticos e relativamente auto-suficientes. Por isso mesmo, ideais para lares de muito trabalho. Contudo, se as circunstâncias negarem companhia humana durante a maior parte do dia, é preferível ter dois gatos do que apenas um, já que estes animais apreciam a companhia de seus semelhantes. 

Os machos têm com frequência problemas   urinários, sendo a formação de cálculos renais uma das situações mais frequentes pelo que é necessário uma dieta adequada. Restos não são uma alimentação correcta.

Desparasitação

A desparasitação interna deve ser efectuada regularmente  todos os meses até aos 6 meses de idade. A desparasitação de parasitas externos como pulgas e carraças deve ser efectuada  com a periodicidade necessária especialmente nos meses do verão. Siga sempre as indicações do seu veterinário assistente que é o único profissional credenciado para o aconselhar.

Reprodução

De ter em consideração os cios dos gatos que podem ser até 4 por ano. O macho recorre à marcação de território servindo-se para isso da emissão de urina, o que é muito desagradável. Por sua vez a fêmea   levará   ao aumento da população e sua casa em pouco tempo se não tomar precauções. Para este efeito é desaconselhável injecções ou comprimidos. A melhor situação será a esterilização, tanto em termos de comportamento, como, no caso das gatas, por diminuir a possibilidade de ocorrência de massas   tumorais localizadas. Caso deseje crias do seu gato aguarde pelo menos até ao terceiro período de cio.

A gestação leva entre  58 a 70 dias.

Ver ainda: Doenças dos gatos

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site