A diarreia é um sinal clínico muito comum em animais e pode ter diversas causas. Em animais jovens, é comum a diarreia por parasitas intestinais, mudanças nos hábitos alimentares e viroses.
 
Normalmente, a diarreia alimentar caracteriza-se por fezes   amareladas. As viroses, causam diarreias líquidas,   avermelhadas e de odor muito intenso .
 
 Os parasitas intestinais também podem causar as mesmas situações.Venenos que causam hemorragias podem começar por se revelar através de diarreia fétida e ensanguentada que  irá evoluir para sangue vivo. Deve ser tratado de imediato.
 
Existem também as diarreias de origem psicológica. Mudanças ambientais, morte ou ausência de uma pessoa muito chegada ao animal, mudanças na rotina da casa podem causar stresse no animal e diarreia.
 
O tratamento da diarreia vai depender do diagnóstico da sua causa, bem como a desidratação que lhe está associada. A desidratação  severa causada pelas diarreias agudas podem levar ao óbito do animal em pouco tempo se não for diagnosticada a causa.
 
Em resumo, a diarreia é um sinal clínico de muitas doenças e quando ela se torna intensa causa desidratação e até a morte do animal. Consulte o seu médico veterinário e não tente tratar a diarreia com receitas caseiras para que o cão venha a ser socorrido a tempo.
 
 Uma situação menos grave que não envolva um caso violento mas somente uma situação gradual requer que telefone antecipadamente ao seu médico veterinário para receber indicações que podem evitar deslocação ao médico veterinário. Ressalvamos no entanto que nos casos de diarreia liquida deve deslocar-se ao veterinário sem demora
 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site