Há alguns séculos atrás o transporte de pessoas e carga através das superfícies permanentemente geladas do pólo norte era assegurado exclusivamente por cães seleccionados e treinados para o efeito.

Pouco a pouco esta necessidade foi sendo superada por outros meios e a pratica de transporte em trenó puxado por cães deu origem ao desporto de competição denominado mushing.Este desporto surgiu no inicio do século XX no Alasca e foi-se lentamente difundindo a outros povos, climas e civilizações.É praticado entre nós de forma organizada há aproximadamente quatro anos tendo vindo a adquirir cada vez mais praticantes podendo constituir um desporto de competição ou simplesmente uma actividade de lazer.Atendendo às características climatéricas e geográficas do nosso país, como em alguns outros na Europa, em algumas provas os praticantes (mushers) dirigem triciclos puxados pelas suas equipas de cães ao longo de caminhos de terra batida. Sempre que possível a modalidade é praticada na neve com trenó. Os cães mais utilizados são os de raça nórdica ou os seus derivados nomeadamente, huskys, malamutes, samoyedos gronelandeses ou pointers, bracos, setters, etc. Estas são as raças que pelas suas características morfológicas e temperamentais mais se adaptam à vida em matilha e à corrida aceitando como líder o homem. Os cães em numero de 2 a 4 para a classe de C4, 4 a 6 na classe de C6 e 6 a 8 na classe de C8 são comandados pela voz do musher reconhecidas e obedecidas pelo cão líder que colocado na frente da equipa a dirige ao longo de um circuito previamente determinado e cujo tamanho difere de acordo com o tamanho da equipa.

Existe também a classe de iniciados com idades inferiores a 14 anos em que os jovens travam um primeiro contacto com a modalidade aproveitando para desenvolver e treinar as suas capacidades e estreitando a relação afectiva com os cães o que contribui para um crescimento equilibrado e responsável.

Em Portugal, a Federação Portuguesa de Mushing é a Organização que congrega maior numero de clubes e praticantes da modalidade e representa o país nas mais importantes Organizações Internacionais nomeadamente; ESDRA (European Sled Dog Racing Association ) , IFSS (International Federation of Sleddog Sports) e WSA (World Sleddog Association)

Para alem dos Campeonatos Nacionais realizam-se também os Campeonatos da Europa e do Mundo. Esta modalidade desportiva será em breve incluída nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Colaboração do Animal News  

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site